sábado, 7 de fevereiro de 2015

Imagens mostram chuva anunciada para o Rio chegando e se dispersando em cinco horas



As chuvas previstas pelo Centro de Operações do Rio na última quinta-feira (05) chegaram à Zona Oeste da cidade por volta das 17h30m. No entanto, em vez de seguir em direção ao continente, a massa de chuva desviou para o mar. Imagens do Alerta Rio mostram o trajeto da massa de chuva (confira abaixo).
— Graças a Deus, não choveu o esperado — disse Paes.
O especialista em gerenciamento de riscos Moacyr Dutra, da Coppe/UFRJ, afirma que o prefeito acertou em dar o aviso. Ele explicou que acompanhou as marcas de chuva se movimentando durante o dia e ficou impressionado com o que aconteceu:
— Qualquer um daria o aviso olhando a chuva que chegava. Sorte que não veio. Ele veio até a Barra e depois seguiu para o mar — lembra.
O caos que aparecia nas imagens do Centro de Operação da Prefeitura não aconteceu, mas, em alguns bairros da cidade, a chuva caiu forte. Sepetiba teve, por exemplo, 22mm de chuva. Isso correspondeu a quase metade do registrado nos últimos 30 dias, que foi 57,3mm, segundo dados do sistema Alerta Rio.
Ontem, a cidade voltou a entrar em estágio de atenção, mas sem a gravidade do dia anterior. A previsão, de acordo com o Instituto de Pesquisas Especiais (Inpe), é que o tempo fique fechado até a quinta-feira, com pancadas de chuvas localizadas.
Às 16:30, começa se aproximar do Rio.


Às 17:30, chega à Zona Oeste da cidade. As áreas em vermelho são as mais carregadas.


Às 19:30, parte da chuva vai para o mar e a outra parte se forma na Região Serrana.



Às 21:00, quase já não tem marcas de chuva.







← Anterior Proxima → Página inicial