sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mar avança e destrói parte da Rodovia do Sol em Guarapari


Depois de derrubar as castanheiras que ficam no começo da Praia do Riacho, o mar agora derrubou um trecho da Rodovia do Sol entre os Bairros Meaípe e Porto Grande, na Região Sul de Guarapari.
O trecho, que é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), já passou por obras de contenção há alguns anos, quando pedras foram colocadas na encosta abaixo da pista para conter o avanço do mar, mas foi exatamente no trecho que não recebeu reforço que o mar destruiu o asfalto.
O trecho entre Meaípe e Porto Grande foi destruído pelo mar. Foto: João Thomazelli/Portal 27
O trecho entre Meaípe e Porto Grande foi destruído pelo mar. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Na tarde de hoje, a reportagem do Portal 27 esteve no local e constatou que além de parte do acostamento que foi destruído pelo mar, a pista de rolamento está toda rachada, correndo o risco desabar a qualquer momento.
Moradores da região colocaram algumas pedras próximas ao buraco que se formou no acostamento para alertar os motoristas, mas a sinalização não é suficiente. Eles estão preocupados com um possível acidente.
“Eu liguei para a prefeitura e eles falaram que o responsável pela pista é o  DER. Liguei para lá e eles falaram que iam mandar alguém, mas até agora ninguém foi ao local. Tá muito perigoso isso aqui”, reclamou um morador.
O asfalto apresenta várias rachaduras e ameaça cair. Foto: João Thomazelli: Portal 27
O asfalto apresenta várias rachaduras e ameaça cair. Foto: João Thomazelli: Portal 27
Os carros que passam pelo local trafegam rente ao buraco. Alguns motoristas se assustam e acabam jogando o carro para a contramão, podendo causar acidentes graves.
Em nota, o DER respondeu que:  O Departamento de Estradas de Rodagem (DER / ES) informa que esse trecho da ES 060, entre Nova Guarapari e Anchieta, está passando por obras, que incluem, entre outras, o alargamento das pistas. A sinalização no trecho onde houve o dano será reforçada. Quanto à solução definitiva do problema, o DER / ES informa que está realizando estudos mais detalhados. 

Praia do Riacho
As árvores que foram derrubadas na madrugada de segunda-feira na Praia do Riacho foram retiradas da areia da praia na manhã de hoje.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Jessica Martins de Freitas, informou que a secretaria está monitorando a situação para entender o que está acontecendo de fato na praia. “Sabemos que é natural que o mar retire sedimentos de um lugar e deposite em outro. Vamos ver se este movimento vai continuar. Se isto ocorrer, providenciaremos obras de emergência para conter o avanço do mar”.
As árvores caídas foram retiradas hoje. Foto: João Thomazelli/Portal 27
As árvores caídas foram retiradas hoje. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Freitas disse ainda que o corte das árvores estava planejado para esta semana, mas as próprias características das raízes das castanheiras aceleraram o processo de erosão e a queda das mesmas. A secretária finalizou dizendo que vai estudar junto à secretaria de obras uma possível ação no local, caso o mar continue avançando.
← Anterior Proxima → Página inicial