segunda-feira, 2 de março de 2015

Polêmica: transplante de cabeça será realidade


Em dois anos estará disponível a técnica responsável por possibilitar o transplante de cabeça. O procedimento será realizado utilizando o corpo de um doador com morte cerebral, e possibilitará principalmente a recuperação de pessoas com doenças terminais. O Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim,  liderados pelo cirurgião italiano Sergio Canavero, deve apresentar suas descobertas até o final do ano durante uma conferência médica nos Estados Unidos.
Canavero concedeu à revista NewScience uma entrevista onde deixou claro o seu desejo de recuperar pessoas que sofrem de degeneração dos músculos e nervos ou que tenham câncer. Apesar dessa causa encontrar apoio na população, ele está ciente que terá grande resistência para autorização do procedimento nos EUA.
Transplante de cabeça já foi realizado em macacos na União Soviética
Transplante de cabeça já foi realizado em macacos na União Soviética. Mas não conseguiram conectar a espinha.
Para criar o procedimento foi necessário a junção de várias técnicas, entre elas está resfriar a cabeça do receptor e o corpo do doador para que as células não morram sem oxigênio. O principal desafio será a recuperação dos movimentos do paciente. Pra isso será necessário conectar os nervos da espinha do corpo aos nervos da cabeça. Uma substancia química chamada polietileno possibilitará a conexão, e eletrodos serão utilizados para estimular novas conexões nervosas.
O cirurgião informou que o paciente passaria algumas semanas em coma após o procedimento e inicialmente seria capaz de falar com a voz que tinha antes, sendo que em menos de um ano estaria completamente reabilitado através de fisioterapia.

Preocupações

Alguns outros cientistas ouvidos pela revista comentaram o caso e mostraram grande ceticismo em relação à técnica. Alguns pontuaram que a técnica possui procedimentos que serão de grande complexidade, outros que induzir um coma de forma saudável é muito difícil atualmente.

Existem em todos eles a preocupação com a ética: se tudo funcionar corretamente certamente existirão pessoas que desejarão utilizar a técnica para trocar seu corpo saudável por outro mais bonito. Ai fica a pergunta: qual será o limite da ciência?
← Anterior Proxima → Página inicial