
De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde de SFI, Elizabeth Tudesco, a suspeita é que a criança deve ter sido picada pelo escorpião do tipo amarelo, que é o mais venenoso, e que a ação do veneno no corpo humano depende da massa corpórea do indivídulo. Quanto menor e mais leve for a pessoa, mais letal é o veneno do animal.
Tudesco informou ainda que a criança deu entrada na unidade hospitalar de SFI, às 17h49, já com bastante sonolência, e as 18h, já estava sendo transferida para o HFM. Segundo ela, todo o procedimento médico foi feito, mas infelizmente a criança não resistiu.
"Os escorpiões costumam se proliferar nesse período de chuva e calor, e são encontrados em terrenos baldios entre galhos e pedras. Já dentro de casa os escorpiões buscam cortinas e sapatos como locais para se esconder", destacou Beth.
Na próxima semana agentes comunitários da Secretaria de Saúde vão estar fazendo um levandtamento dos locais, e um mutirão está sendo programado, ainda sem data definida para fazer uma varredura no município, tanto contra dengue como contra animais peçonhentos, como aranha, escorpiões e cobras. Panfletos educativos vão ser ditribuídos à populção durante a ação.
Em caso de picada de escorpião a orientação dos profissionais de saúde e que se busque de maneira imediata assistência médica.
0 comentários:
Postar um comentário