quinta-feira, 25 de junho de 2015

Verdades sobre a manteiga e a margarina que todo mundo deveria saber


(Thinkstock)

Manteiga ou margarina? O que é melhor para a organismo? Essa pergunta é uma constante entre as pessoas que estão em busca de uma alimentação mais saudável. Vista como vilã, a manteiga foi sendo esquecida com o passar do tempo e cedeu lugar à margarina, que foi tida como a opção mais saudável. Para entender qual é a melhor alternativa, separamos prós e contras de cada alimento.

Quais as diferenças entre manteiga e margarina?

A grande diferença entre os dois alimentos é que a manteiga é de origem animal. Segundo a nutricionista Camila Mendes de Abreu, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, a manteiga é derivada do leite, produzida após o batimento do creme de leite, composto da gordura retirada dele. É rica em gorduras saturadas e bem calórica.
A margarina é de origem vegetal e fabricada a partir de um processo chamado hidrogenação. Nesse procedimento, o hidrogênio é inserido à gordura em temperaturas altas, transformando as moléculas de gordura em trans e saturadas. O calor presente na produção também faz com que a gordura insaturada se transforme em saturada.

Por que escolher a manteiga?

A manteiga não é mais gordurosa que a margarina, mas pode ser ruim para quem tem colesterol alto
Pesquisas indicaram que, ao contrário do que muita gente imaginava, a manteiga não é mais gordurosa do que a margarina. Além disso, a manteiga leva a melhor no quesito gordura trans, pois não contém a substância.
O alimento também possui vitamina A, que é antioxidante e facilita a digestão de proteínas, e ácido butírico, que contém propriedades anti-inflamatórias e trabalha na manutenção da integridade da mucosa intestinal.

Por que escolher a margarina?

A margarina não contém colesterol, mas possui gordura trans
De acordo com a nutricionista, a margarina é isenta de colesterol devido a sua origem vegetal. Outra substância com efeito positivo encontrada no alimento, são os fitosteróis, que auxiliam a inibir a absorção de colesterol no intestino, além de reduzir a quantidade de colesterol ruim.
A margarina também possui o Ômega 3, que segundo a nutróloga Paula Cabral, trabalha para diminuir os níveis de gordura no sangue e dificultar a formação de coágulos nas artérias. Para quem quer controlar o peso, existem produtos com adição de iogurte, com até 40% menos gorduras, sendo uma boa opção.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário