quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Como são os formigueiros na vida real?


Você já assistiu a animação Vida de Inseto? É provável que a maioria das pessoas já tenha assistido a este filme ou qualquer outro filme relacionado a insetos. Mas você já parou para pensar se as formigas da vida real vivem daquela forma numa comunidade organizada?
Pessoas mais curiosas podem até ter parado para acompanhar a rotina desses pequenos insetos, mesmo que fosse para queimá-los com uma lupa, mas que a curiosidade sobre eles sempre falou mais alto, isso falou!
Respondendo a pergunta: sim eles são uma comunidade extremamente organizada onde existem hierarquias que são respeitadas a risca, a qual vem sendo estudada e foi alvo de diversos documentários.
Está curioso para saber mais? Continue lendo o post para saber como funciona um formigueiro, pois iremos falar de cada aspecto de forma detalhada.

Comunidade verdadeiramente organizada

como-são-os-formigueiros-na-vida-realSe existe uma comunidade animal na qual os seres humanos deveriam se inspirar é na das formigas.
Extremamente organizadas e com uma sociedade bem dividida. Formigas não param de trabalhar para que seu habitat mantenha-se sempre funcional e organizado.
Todos merecemos descanso não é mesmo? As formigas possuem um sistema muito inteligente de troca de turnos enquanto cerca de 40% do formigueiro está fazendo seus trabalhos individuais ou em grupo, os outros 60% estão em seu período de descanso.
Após certo tempo há a troca, fazendo assim com que o formigueiro sempre esteja em movimento mesmo quando a grande maioria está em repouso.

Saúvas: a comunidade mais ordenada de formigas

Mesmo sendo extremamente organizadas, existe uma espécie em especial que se destaca do resto por ser absurdamente organizada, as Saúvas são consideradas verdadeiros mestres na arte da organização e trabalho em equipe.
Existe também a espécie Quenquéns, que é acima da média das outras formigas, mas não chega a superar as já citadas acima Saúvas.como-são-os-formigueiros-na-vida-real1
Segundos especialistas, as Saúvas conseguem se ordenar em comunidade e ainda dividir o grupo em castas para determinar a formiga rainha do formigueiro. Elas vivem em verdadeiras cidades subterrâneas formadas por labirintos intermináveis.
Cada parte da comunidade é formada por espaços chamados de “Panelas”. Nestas panelas fica uma câmara onde é depositado o lixo produzido pelo grupo em questão, os ovos e a comida. É claro que não nesta ordem exatamente. E, assim, cada um dos grupos organiza sua panela da forma que achar conveniente.

Divisão organizacional das formigas

Usando as Saúvas como exemplo, vamos explicar detalhes sobre cada função que diferentes formigas exercem em sua comunidade/formigueiro e como são divididos cada área de atuação:
  • Formigas da Classe Trabalhadora 1: São umas das menores no formigueiro, suas funções são limpar o ninho da formiga rainha e cuidar de seus ovos.
  • Formigas da Classe Trabalhadora 2: Também são pequenas e ficam grande parte de suas vidas dentro do formigueiro, sua função é cuidar do jardim de fungos e mantê-lo sempre limpo.
  • Formigas da Classe Trabalhadora 3: São a classe mais numerosa do formigueiro e as mais importantes da classe trabalhadora, se dividem em formigas operárias, soldados que são a defesa do formigueiro e as formigas operárias escavadoras que são as responsáveis por cavar túneis em busca de comida para a comunidade, essa classe em específico não possui asas e não se reproduz.
  • Formigas Bitus: São os machos da espécie Saúva, todos os machos nascem a partir de ovos não fecundados, estas formigas possuem uma única função, que é ser reprodutor. Após o acasalamento os Bitus são expulsos do formigueiro.como-são-os-formigueiros-na-vida-real2
  • Formiga Rainha: Normalmente cada comunidade terá apenas uma monarca, mas dependendo do tamanho do formigueiro pode ser que haja mais. O papel da formiga rainha é manter a organização do formigueiro, além de botar ovos. Na comunidade das Saúvas a formiga rainha é conhecida por Tanajura.
  • Formigas Fêmeas Aladas: Esta classe são as únicas formigas que podem ocupar o lugar da formiga rainha, caso o posto esteja disponível, a partir de certo ponto estas formigas podem começar a produzir ovos. O que é extremamente raro, pois formigas aladas dificilmente conseguem completar o voo de acasalamento.

Estas funções podem variar de nome e atribuições, dependendo do tipo do formigueiro e da espécie em questão.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário